15 DE NOVEMBRO
PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA
UMA HISTORIA BEM CONTADA FAZ ACREDITARMOS NO CONTO DE FADAS,MAS MSM ASSIM VIVA A REPUBLICA DA FEDERAÇÃO BRASILEIRA
A Proclamação da República
No dia 15 de novembro de 1889, o Marechal Deodoro da Fonseca, com o apoio dos republicanos, demitiu o Conselho de Ministros e seu presidente. Na noite deste mesmo dia, o marechal assinou o manifesto proclamando a República no Brasil e instalando um governo provisório.
Após 67 anos, a monarquia chegava ao fim. No dia 18 de novembro, D.Pedro II e a família imperial partiam rumo à Europa. Tinha início a República Brasileira com o Marechal Deodoro da Fonseca assumindo provisoriamente o posto de presidente do Brasil. A partir de então, o pais seria governado por um presidente escolhido pelo povo através das eleições.
Em 1880, a monarquia brasileira estava numa situação de crise, Fazia-se necessário a implantação de uma nova forma de governo, que fosse capaz de fazer o país progredir e avançar nas questões políticas, econômicas e sociais.
D.Pedro II era rei e herdeiro da Coroa portuguesa ,devia ser lindo ter um rei e o povo brasileiro os suditos interferiam nos assuntos religiosos,do Exército Brasileiro, que não aprovavam a corrupção existente na corte.
- A classe média os ideais republicanos, passou a apoiar o fim do império;
- Falta de apoio dos proprietários rurais, os cafeicultores do Oeste Paulista
- Falta de apoio popular e das constantes críticas que partiam de vários setores sociais, o imperador e seu governo,
Nenhum comentário:
Postar um comentário