Com o crescente avanço da intolerância religiosa no país, os terreiros da cidade de Osasco, criaram um movimento, para luta e defesa das religiões de matriz africana de Osasco, chamando, Coletivo de combate a intolerância religiosa do município de Osasco - CCIRMO.
Um coletivo em defesa dos direitos humanos, e da liberdade religiosa, pelo combate a intolerância religiosa, com participação da sociedade civil: terreiros de umbanda e candomblé, (Obreiros do Bem) União das Sociedades Espirita - USE, e algumas igrejas cristãs do município. O poder público: Conselho Municipal de Prom. Da Iguald. Racial-COMPIR, Centro de Referencia em direitos Humanos-CRDH e Comissão de Liberdade Religiosa da OAB Osasco. Que justos realizarão a segunda atividade em comemoração ao dia nacional de combate a intolerância religiosa no município.
Durante esses dois anos, tivemos várias conquistas, tais como a criação da União dos povos de terreiro de Osasco e Região, mapeamento dos terreiros de Osasco, 1° Festival de Curimba de Osasco, em parceria com o gabinete da ex Vereadora Prof. Mazé Favarão, com a sua inteligência e competência, a única que debatia todos os temas referente a diversidade, uma vereadora ativa dentro de todas as iniciativas e conquista referente a povo negro, defendia incansavelmente as comunidades de terreiro da cidade na câmara, Apresentou grandes conquistas para o nosso povo, debatendo e aprovando duas leis na câmara, sancionada recentemente pelo prefeito. Lei 4783/2016, institui no calendário oficial de Osasco a festa de Cosme, Damião e Ìbeji, que será realizada anualmente no terceiro domingo do mês de setembro. Lei 4785/2016, institui no calendário oficial de Osasco a Semana das Religiões de Matriz Africana, comemorada de 04 a 10 de julho.
Reconhecemos a grande importância dessas leis, para as religiões de matriz africana da nossa cidade, sabemos a importância, para combater o preconceito e intolerância contra nosso povo, disseminar a paz entre as religiões, mostrando um pouco da cultura das religiões de Matriz Africana, e desconstruindo uma cultura de ódio, por desconhecimento da história, cultura, dogmas e filosofia do povo negro. Agradecemos a Professora Mazé, pela sua grande saberia em defesa da democracia, que todos nós, temos diretos, nos do axe, também temos direto a viver em nossa cidade, agradecemos também a todo mandato da vereadora, pela boa vontade e competência ao encarar o tema.
As instituições religiosas existentes no município, junto a CCIRMO, realizarão no dia 21 de janeiro de 2016 das 09h ás 12h, um “Ato inter-religioso” em comemoração ao Dia Nacional de Combate à Intolerância ReligiosaAto Inter Religioso, em comemoração ao Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa Na Cidade de Osasco, sob o tema:
“O enfrentamento da intolerância, na garantia dos direitos humanos e cidadania, em defesa do estado laico”
Nenhum comentário:
Postar um comentário