sábado, 14 de janeiro de 2017

ANGELA HOLLANDA

PANORAMA POLÍTICO


As primeiras manifestações de mulheres dentro da política encontra- se da Bíblia.
Planejavam,organizavam, agrupavam o povo numa sociedade patriarcal , enquanto os homens partiam em direção ao campo de batalhas , elas permaneciam nas cidades agindo com diplomacias e sabedoria em casos que se estendiam até juridicamente.
Sem nenhuma injustiça cito a juíza Debora, mulher corajosa ,justa ,capaz de conciliar questões, atendendo ao povo até em baixo da sombra de uma árvore.
Partindo de um princípio de que a luta não para, muitas mulheres estão assinando seu nome na história , a partir de 1900 ,algumas mulheres começaram a integrar em instituições partidárias , conquistando direito de votar e serem votadas , livremente sem nenhuma restrição , sem ter que pedir permissão ao pai ou companheiro, em uma sociedade patriarcal e machista .
Repetidas vezes ouvimos falar:-“ Somos a maioria ,no entanto somos a minoria representativa na Esfera municipal ,Estadual,Federal”, “ mulher não vota em mulher”, se é cultura precisamos nos reeducar e partir para a transformação para ter os mesmo espaços.
Entramos e saímos em partidos políticos sem nenhuma formação politica concreta ser líder é apenas um passo é necessário acrescentar conhecimento, entender estatutos, leis orgânicas, as politicas voltadas para o idoso, a criança e o adolescente ,a diversidade, as cotas para os negros e indígenas a própria mulher, não deixando de fora a educação, saúde ,habitação, esporte, cultura e lazer ,nossa comunidade ,nosso povo da qual queremos representar
Como diz um velho amigo “É necessário chinelar mulherada”.
Não lembro de ler em nenhum lugar que uma Evita Peron, Margareth Thatcher, Francisca das Chagas da Trindade ,mulheres pobre s ou ricas ,europeias ou nordestinas, brancas ou negras de um bairro nobre ou periférico ,falar grosso, gritar ou florir um santinho com florzinha em letras nas cores rosas ou lilás para se firmarem com lideranças políticas. Isso é sério nos filiamos em partidos políticos por entender que a política traz mudanças significativas.
Não somos mais um número, não queremos cumprir legislação, isso é não o clube da Luluzinha, não nos resumimos num sapatos alto, num batom, somos políticas conquistando nossos espaços.
Por ANGELA HOLLANDA






CASA DE POLÍTICO

Desculpe minha filosofia Tupiniquim ,mas o Brasil lava suas mãos em águas sujas. Quem são os golpistas conspiradores fascistas?, os que permaneceram ou os que se foram? o Brasil nesse momento limpa o mar da corrupção. A impressão que tenho é que ninguém ficara de fora, é uma cassação atrás da outra. O cenário no Congresso Nacional, tive uma sensação estranha de ter voltado numa Grécia Antiga, onde na Ágora , os atenienses decidiam na assembleia. “Dei ao povo Pão e Circo”, essa politica Panem et circenses, não se encaixa mais em nossos tempos. Não precisamos de deputados e senadores gladiadores com uma sede sagaz de justiça. Nas considerações finais para justificarem o voto, a utopia tomou conta de mim,eu confesso senti saudades de homens públicos,como Ulisses Guimaraes.Porque não te tornastes um imortal?, onde esta o discursos de nossos representantes, uma linguagem inapropriada ,ofendendo e ironizando , uma falta de respeito com os colegas constituintes e com uma nação. Rapidamente tentei fazer cálculos matemáticos, quanto material desperdiçados, que saem do bolso do contribuinte ,que não é pagador de promessas, mas é o pagador de impostos.Sinceramente tive uma ilusão que alguém falaria:” O futuro do Brasil chegou, os indicadores sociais ,como o analfabetismo, a imortalidade infantil os índices haviam diminuindo e a expectativa de vida aumentou.Depois da feira livre,um caso a parte ,eis que vem o novo pronunciamento temos um novo presidente, onde a ilusão deu lugar ao sentimento de medo de arrocho salarial, de uma aposentadoria tardia , e põe tardia nisso.

Por ANGELA HOLLANDA










POLÍTICA É FEMININA

O avanço da participação feminina, a cada eleição não simbolizou nenhuma surpresa.Elas estao avançando.
O segundo turno ficaram para decidir 57 cidades brasileiras ,apenas 6 mulheres candidatas a prefeitas chegaram lá.Há quem defenda cotas não sei até que ponto isso será necessário.Vejo que muitas estão correndo atrás do prejuízo, acredito eu,causado pela nossas múltiplas tarefas inclusive as domesticas.Enquanto isso, estamos vendo a crescente determinação por partes da mulherada guerreira, ocupando os espaços políticos.Nossa cidade terá pela primeira vez uma vice , a esposa do Ex prefeito Francisco Rossi, a ex primeira dama Ana Rossi será parceira do Prefeito eleito Rogério Lins.
Novidades foi o que não faltaram as mulheres que representam a saúde e educação do município foram eleitas Lucia da Saúde (PSDC)e a secretaria da educação Dr. Regia(PDT) ambas da base e aliadas do Candidato a reeleição Jorge Lapas derrotado na urnas por Rogério Lins e a outra vereadora Ana Paula Rossi( PR)como o próprio nome diz, filha do casal Rossi eleita com uma grande expressão de votos.podendo ser a primeira presidente da Câmara Municipal de Osasco.
Dos oitos candidatos tivemos uma candidata mulher do partido do PSOL, Solange Pall , dos 56000 eleitores Osasquenses , 4.088 acreditaram na sua propostas de governar a nossa cidade.
Os desafios serão muitos ,os munícipes estão numa expectativa querendo ver o novo a participação dos políticos ,lugar não será mais numa sala fechada , o povo desejar vê-lós nas ruas dando satisfação ao povo que os elegeram.
Ressaltando que valeu a pena ter um começo de uma história feminina dentro dos partidos políticos que desde 1909 vêem furando esse bloqueou , não vejo por partes dos homens preconceitos de 0 A 10 , dou uma nota 8,888 sem preconceitos por partes dos homens em dividir os mesmos espaços.









EDITORAL

As eleições municipais representaram uma caixinha de surpresa, onde a bailarina dançou sem o fundo musical de Beethoven - Für Elise.Candidatos tiveram que se adaptar as novas leis eleitorais “Cá entre nós essenciais”.Doações só de pessoas físicas emplacou geral.Enfim o povo foi as urnas eletrônicas exercer sua cidadania, que por sinal é soberana,nesta vez os votos nulos ,abstenções e em branco fizeram à festa ,superando até votos válidos ,resposta dada aos representantes, ao desvio de conduta à uma gestão pública sucateada de valores éticos e morais,praticas condenáveis e escancaradas aos nossos olhos.
O cinturão vermelho não reinou, o círculo se fechou, após eleições, partidos políticos nanicos ou não tem uma missão pela frente , esquerda ou de direita, progressistas ,conservadores, liberais ou não devem pensar, repensar , inventar e reinventar se todos os caminhos trilhados erradamente ,voltar a linha do tempo corrigir erros
Pelos vistos alguns já aprenderam o ABCD,muitos conseguiram decidir no primeiro turno ,para o segundo turno restaram as ALIANÇAS necessárias para se chegar ao PAÇO MUNICIPAL,o vale tudo.Sem querer encurralar ninguém , é bom lembrar estais aí a servir , estais no estado de vereador. O vereador é um agente político, eleito para sua função pelo voto direto e secreto da população. Ele trabalha no Poder Legislativo da esfera municipal da federação brasileira (o Brasil é uma federação composta por três esferas de poder: União, Estados e Municípios). Assim, o vereador tem um papel equivalente ao que deputados e senadores possuem nas esferas mais amplas (Estados e União) com responsabilidade, não elevar a categoria de uma profissão. Sessões semanais , estendendo os trabalhos em cabinetes de extensões em suas respectivos bairros espalhados pela cidade. Boa sorte ao povo BRASILEIRO.
Por Angela Hollanda









 POLÍTICA

É tudo que se diz respeito ao povo social,público e cidadão ,com o advento de campanhas eleitorais com os marketeiros,as praças foram abandonadas pelas salas de visitas ,de casa se conhecer o candidato ,o que é um perigo.
               O  TRE encurtou o prazo eleitoral e o candidato teve que correr atrás do prejuízo alguns com um trabalho conhecido e reconhecido pela sociedade não tiveram problemas em ocupar um cadeira na Câmara Municipal de Osasco ,outros partirão pra uma próxima.
Mesmo sem experiência quem RENOVOU foi eleito com maioria de votos, o povo desejou mudanças e elegeu candidatos mesmo sem experiência administrativa pública.
 O segundo turno representou o cansaço ,o povo se cansou, reeleição só pra quem realmente trabalhou,opinião de bobo "Que dia a reeleição acabará,onde estás a tal da REFORMA POLÍTICA?,que propõe o fim da reeleição.

           O Legislativo permanece no mesmo patamar saiu a professora Mazé Favarão(PT) ,Dra.Karen Gaspar(PT do B) e Andrea Capriotti(PEN) entra outras Três Dra Regia (PDT), Lucia da Saúde (PSDC) e Ana Paula Rossi (PR).se torna Secretaria da Educação dando lugar a um vereador ,ou seja legistativo duas mulheres apenas.
O Prefeito eleito Rogério Lins nomeou Dulce Helena Cazzuni (Desenvolvimento, Trabalho e Inclusão, Emilia Cordeiro(pasta da comunicação),Ana Paula Rossi(Educação)

Nenhum comentário:

Postar um comentário